Lemmings são pequenos roedores que vivem na tundra ártica. Eles possuem pelos longos e macios, rabo curto, são herbívoros e explodem.
Sim, eles explodem! Os lemmings possuem a capacidade de ligar um contador luminoso sobre suas cabeças. A cada passo que dão, o contador decrementa, até que finalmente explodem quando o contador chega a zero.
O que você faria se soubesse que vai explodir em seis passos? Parece que não tem muitos passeios possíveis com exatamente seis passos, mas a intuição é meio falha aqui. Na verdade, o número de passeios possíveis é exponencial no número de passos! Como fazer um algoritmo que calcula o número de caminhos possíveis que o lemming pode fazer antes de explodir?
Para modelar o problema, vamos supor que os passos que lemming pode fazer são descritos por um grafo orientado. Por exemplo, no grafo abaixo o lemming começa no nó A. Do A ele pode ir para B ou C, de B ele pode ir para C, e de C ele pode ir para A.
Se o nosso lemming pode dar seis passos, então existem sete caminhos diferentes que ele pode fazer:
Logo ##p(6)=7##, e podemos até tabelar ##p(n)## para todos os ##n## de 0 a 6:
$$p(0..6)=1,2,2,3,4,5,7$$
Dado ##n##, como fazer um algoritmo que calcule ##p(n)##?
Eu vou mostrar três algoritmos possíveis usando a linguagem do Wolfram Mathematica. Para isso, o grafo precisa ser descrito de alguma maneira que os algoritmos entendam. Eu vou usar uma matriz de adjacências: para um grafo com ##k## nós, a matriz é ##k\times k## e o elemento na linha ##i## da coluna ##j## é 1 se existe uma ligação saindo do nó ##j## e indo em direção ao nó ##i##, e 0 em caso contrário. Para o nosso exemplo, a matriz é:
$$M=\left[\begin{matrix}0 && 0 && 1 \\ 1 && 0 && 0 \\ 1 && 1 && 0\end{matrix}\right]$$
Sempre que eu tenho que fazer um algoritmo do zero, prefiro começar com a força bruta. É fácil e rápido de implementar, e embora não seja eficiente, serve para conferir o resultado dos algoritmos mais avançados.
Nesse caso, para implementar a força bruta você passa o grafo, o nó em que o lemming está, quantos passos faltam para terminar, e o resto é uma recursão simples. Como toda recursão, não esqueça de fazer o caso base! Para esse problema, o caso base é ##p(0)=1##, ou seja, tem um único caminho possível sem dar passo nenhum, que é não sair do lugar.
No fim, a solução em força bruta fica assim:
Como melhorar então? Tem uma maneira calcular ##p(n)## mais rápido usando multiplicação de matrizes. É mais fácil mostrar como funciona por exemplos: no estado inicial, nós temos um lemming no nó A, então vamos montar um vetor correspondente: ##V=[1 \;0\; 0]^T##. Se multiplicarmos ##M## por ##V##, qual o resultado?
$$M V=\left[\begin{matrix}0 && 0 && 1 \\ 1 && 0 && 0 \\ 1 && 1 && 0\end{matrix}\right] \left[\begin{matrix}1\\0\\0\end{matrix}\right]=\left[\begin{matrix}0\\1\\1\end{matrix}\right]$$
Dado um lemming em B ou C, o resultado é um lemming em A ou C. Se o vetor de entrada mostra quantos lemmings tem em cada nó, multiplicar pela matriz M vai mostrar onde eles podem estar depois de dar um passo.
Agora é só estender o raciocínio. Se multiplicar por M correponde a um passo, então multiplicar ##n## vezes por M é o equivalente a ##n## passos. E se você começou o processo com um vetor unitário, então a soma do elementos de V é o número de caminhos possíveis partindo do nó inicial!
Uma implementação possível é a abaixo:
No entanto, você pode melhorar isso com implementações melhores! A multiplicação de matrizes pode usar o algoritmo de Strassen, e a exponenciação pode usar o método binário, aí o total fica ##O(k^{2.8} \log_2 n)##, bem melhor; e se a matriz for esparsa dá para ficar ainda mais rápido.
Sim, eles explodem! Os lemmings possuem a capacidade de ligar um contador luminoso sobre suas cabeças. A cada passo que dão, o contador decrementa, até que finalmente explodem quando o contador chega a zero.
O que você faria se soubesse que vai explodir em seis passos? Parece que não tem muitos passeios possíveis com exatamente seis passos, mas a intuição é meio falha aqui. Na verdade, o número de passeios possíveis é exponencial no número de passos! Como fazer um algoritmo que calcula o número de caminhos possíveis que o lemming pode fazer antes de explodir?
As Regras do Jogo
Se o nosso lemming pode dar seis passos, então existem sete caminhos diferentes que ele pode fazer:
ABCABCA
ABCACAB
ABCACAC
ACABCAB
ACABCAC
ACACABC
ACACACA
Logo ##p(6)=7##, e podemos até tabelar ##p(n)## para todos os ##n## de 0 a 6:
$$p(0..6)=1,2,2,3,4,5,7$$
Dado ##n##, como fazer um algoritmo que calcule ##p(n)##?
Eu vou mostrar três algoritmos possíveis usando a linguagem do Wolfram Mathematica. Para isso, o grafo precisa ser descrito de alguma maneira que os algoritmos entendam. Eu vou usar uma matriz de adjacências: para um grafo com ##k## nós, a matriz é ##k\times k## e o elemento na linha ##i## da coluna ##j## é 1 se existe uma ligação saindo do nó ##j## e indo em direção ao nó ##i##, e 0 em caso contrário. Para o nosso exemplo, a matriz é:
$$M=\left[\begin{matrix}0 && 0 && 1 \\ 1 && 0 && 0 \\ 1 && 1 && 0\end{matrix}\right]$$
Força Bruta
Nesse caso, para implementar a força bruta você passa o grafo, o nó em que o lemming está, quantos passos faltam para terminar, e o resto é uma recursão simples. Como toda recursão, não esqueça de fazer o caso base! Para esse problema, o caso base é ##p(0)=1##, ou seja, tem um único caminho possível sem dar passo nenhum, que é não sair do lugar.
No fim, a solução em força bruta fica assim:
count[graph_, pos_, 0] := 1 count[graph_, pos_, size_] := Sum[ If[graph[[i, pos]] == 1, count[graph, i, size - 1], 0], {i, 1, Length[graph]}]Vamos conferir o resultado:
graph := {{0, 0, 1}, {1, 0, 0}, {1, 1, 0}} Print[Table[count[graph, 1, n], {n, 0, 6}]] {1,2,2,3,4,5,7}Perfeito! Mas qual é a complexidade desse algoritmo? Bem, ele precisa visitar cada um dos caminhos possíveis, e o número total de caminhos é exponencial, logo a complexidade vai ser do tipo ##O(c^n)##, onde a constante ##c## depende do grafo. Ou seja, você não quer usar esse algoritmo quando o ##n## é grande.
Multiplicação de Matrizes
$$M V=\left[\begin{matrix}0 && 0 && 1 \\ 1 && 0 && 0 \\ 1 && 1 && 0\end{matrix}\right] \left[\begin{matrix}1\\0\\0\end{matrix}\right]=\left[\begin{matrix}0\\1\\1\end{matrix}\right]$$
Ou seja, um lemming que está em A vai parar em B ou C. Continuando:
$$M V=\left[\begin{matrix}0 && 0 && 1 \\ 1 && 0 && 0 \\ 1 && 1 && 0\end{matrix}\right] \left[\begin{matrix}0\\1\\1\end{matrix}\right]=\left[\begin{matrix}1\\0\\1\end{matrix}\right]$$Dado um lemming em B ou C, o resultado é um lemming em A ou C. Se o vetor de entrada mostra quantos lemmings tem em cada nó, multiplicar pela matriz M vai mostrar onde eles podem estar depois de dar um passo.
Agora é só estender o raciocínio. Se multiplicar por M correponde a um passo, então multiplicar ##n## vezes por M é o equivalente a ##n## passos. E se você começou o processo com um vetor unitário, então a soma do elementos de V é o número de caminhos possíveis partindo do nó inicial!
Uma implementação possível é a abaixo:
count[graph_, pos_, size_] := Total[MatrixPower[graph, size] . UnitVector[Length[graph], pos]]Conferindo:
graph := {{0, 0, 1}, {1, 0, 0}, {1, 1, 0}} Print[Table[count[graph, 1, n], {n, 0, 6}]] {1,2,2,3,4,5,7}Bateu certinho novamente! E qual é a complexidade? Se você implementou a multiplicação e a exponenciação de matrizes do jeito mais simples, vai ser da ordem de ##O(k^3 n)##, que certamente é melhor que exponencial mas ainda não é boa o suficiente para usar na prática.
No entanto, você pode melhorar isso com implementações melhores! A multiplicação de matrizes pode usar o algoritmo de Strassen, e a exponenciação pode usar o método binário, aí o total fica ##O(k^{2.8} \log_2 n)##, bem melhor; e se a matriz for esparsa dá para ficar ainda mais rápido.
Função Geradora
Mas tem um método que supera o anterior, que é usar funções geradoras! Nós começamos tudo com um grafo orientado, e todo grafo orientado é equivalente a um autômato finito. Por sua vez, todo autômato finito é equivalente a uma gramática regular, então deve ter um jeito de descrever os caminhos do lemming usando uma gramática. Para o exemplo dado, a gramática fica assim:
$$\begin{align*}\alpha &\to A \;|\; A \beta \;|\; A \gamma \\
\beta &\to B \;|\; B \gamma \\
\gamma &\to C \;|\; C \alpha\end{align*}$$
Todos os caminhos possíveis produzem strings que são aceitas por essa gramática, e a gramática não aceita nenhuma string que não seja um caminho possível.
O truque agora é usar combinatória analítica, que para o problema de enumerar strings de uma gramática é bem simples: basta trocar cada token por um ##z##, e cada OR por uma adição. A gramática vira um sistema de equações:
$$\begin{align*}\alpha &= z + z\beta +z \gamma \\ \beta &= z+z \gamma \\ \gamma &= z+z \alpha\end{align*}$$
Resolvendo para ##\alpha##, chegamos na função geradora:
$$\alpha=\frac{z + 2 z^2 + z^3}{1 - z^2 - z^3}$$
E para que serve a função geradora? Olhe só o que acontece quando abrimos a função em série de potências:
$$\frac{z + 2 z^2 + z^3}{1 - z^2 - z^3}=z+2z^2+2z^3+3z^4+4z^5+5z^6+7z^7+\dots$$
Podemos ir além agora. Quando a função geradora é uma função racional, você sempre consegue inverter e conseguir uma fórmula explícita para ##p(n)##:
$$p(n)=0.957\times 1.325^n+0.426\times 0.869^n\cos(1.469+ 2.438 n)$$
Essa fórmula é exata (ou seria, se eu não tivesse truncado os números para caber na tela). Note que o resultado sempre vai ser um inteiro, e que a parte oscilante da fórmula sempre vai ser menor que 0.4, então dá para simplificar mais ainda:
$$p(n)=\left\lfloor 0.5+0.957\times 1.325^n\right\rfloor$$
Basta pegar a parte exponencial e arredondar para o inteiro mais próximo. Podemos observar duas coisas aqui. Primeiro, agora nós temos um algoritmo onde o número de operações independe do valor de ##n##, então efetivamente esse algoritmo é ##O(1)##. Na prática você vai implementar usando bignum, aí não fica ##O(1)## de verdade; mas os outros algoritmos mostrados também vão ficar mais lentos na mesma proporção.
Segundo, nós provamos que aquele primeiro algoritmo era de fato ##O(c^n)##! Conseguimos até calcular quem é o tal do ##c##: é aproximadamente 1.325; ou, se você quiser o valor exato com radicais:
$$c=\frac{\sqrt[3]{9+\sqrt{69}}+\sqrt[3]{9-\sqrt{69}}}{\sqrt[3]{18}}$$
Para implementar esse método computacionalmente, é só reescrever aquele sistema de equações em forma matricial:
$$\left[\begin{matrix}\alpha\\ \beta \\ \gamma\end{matrix}\right] = z \left[\begin{matrix}0 && 1 && 1\\0 && 0 && 1\\ 1 &&0 && 0\end{matrix}\right] \left[\begin{matrix}\alpha\\ \beta \\ \gamma\end{matrix}\right] + z\left[\begin{matrix}1\\ 1\\1\end{matrix}\right] $$
Nós chegamos em um algoritmo que é ##O(1)##, dá para otimizar mais? Não! Esse é um limite teórico.
Quer dizer, existem algoritmos que são ##O(0)##. Por exemplo, "crie um algoritmo que, dado uma circunferência e um diâmetro, calcule a razão entre os dois". Esse é algoritmo é ##O(0)## porque a resposta é sempre ##\pi##, independe do input. Mas, se a resposta não é constante, ##O(1)## é o melhor algoritmo possível. (A não ser que você crie um algoritmo que dê a resposta antes do input chegar. Nesse caso me ensine como faz, porque você inventou a viagem no tempo).
Mas existe uma pequena variação no problema dos lemmings que o torna muito, muito mais difícil. Suponha que agora o lemming não pode passar duas vezes pelo mesmo nó. A força bruta para essa variação ainda é ##O(c^n)##. Mas ninguém bolou um algoritmo que seja melhor que a força bruta nesse caso!
Quando o grafo é finito, você pode usar a força bruta para enumerar todas as soluções, já que eventualmente o grafo acaba. Mas se o grafo for infinito, aí danou-se. Para esse caso, tem gente procurando a solução desde a década de 50. Já são setenta anos procurando o algoritmo e ninguém achou nada para um grafo genérico, nem mesmo um assintótico! O melhor resultado até hoje é um de 2011 onde acharam o ##c## para um grafo específico, o lattice hexagonal. Para todos os outros grafos, o melhor que temos são heurísticas e aproximações numéricas.
Se você estiver sem nada o que fazer no próximo fim de semana, essa pode ser uma boa maneira de ocupar o tempo!
Todos os caminhos possíveis produzem strings que são aceitas por essa gramática, e a gramática não aceita nenhuma string que não seja um caminho possível.
O truque agora é usar combinatória analítica, que para o problema de enumerar strings de uma gramática é bem simples: basta trocar cada token por um ##z##, e cada OR por uma adição. A gramática vira um sistema de equações:
$$\begin{align*}\alpha &= z + z\beta +z \gamma \\ \beta &= z+z \gamma \\ \gamma &= z+z \alpha\end{align*}$$
Resolvendo para ##\alpha##, chegamos na função geradora:
$$\alpha=\frac{z + 2 z^2 + z^3}{1 - z^2 - z^3}$$
E para que serve a função geradora? Olhe só o que acontece quando abrimos a função em série de potências:
$$\frac{z + 2 z^2 + z^3}{1 - z^2 - z^3}=z+2z^2+2z^3+3z^4+4z^5+5z^6+7z^7+\dots$$
Ahá! Os coeficientes de ##z## são exatamente o número de caminhos no grafo! Para calcular ##p(6)##, basta olhar o coeficiente de ##z^7## (você precisa somar um porque a função geradora está contando o número de tokens na strings, e nós queremos o número de passos).
Podemos ir além agora. Quando a função geradora é uma função racional, você sempre consegue inverter e conseguir uma fórmula explícita para ##p(n)##:
$$p(n)=0.957\times 1.325^n+0.426\times 0.869^n\cos(1.469+ 2.438 n)$$
Essa fórmula é exata (ou seria, se eu não tivesse truncado os números para caber na tela). Note que o resultado sempre vai ser um inteiro, e que a parte oscilante da fórmula sempre vai ser menor que 0.4, então dá para simplificar mais ainda:
$$p(n)=\left\lfloor 0.5+0.957\times 1.325^n\right\rfloor$$
Basta pegar a parte exponencial e arredondar para o inteiro mais próximo. Podemos observar duas coisas aqui. Primeiro, agora nós temos um algoritmo onde o número de operações independe do valor de ##n##, então efetivamente esse algoritmo é ##O(1)##. Na prática você vai implementar usando bignum, aí não fica ##O(1)## de verdade; mas os outros algoritmos mostrados também vão ficar mais lentos na mesma proporção.
Segundo, nós provamos que aquele primeiro algoritmo era de fato ##O(c^n)##! Conseguimos até calcular quem é o tal do ##c##: é aproximadamente 1.325; ou, se você quiser o valor exato com radicais:
$$c=\frac{\sqrt[3]{9+\sqrt{69}}+\sqrt[3]{9-\sqrt{69}}}{\sqrt[3]{18}}$$
Para implementar esse método computacionalmente, é só reescrever aquele sistema de equações em forma matricial:
$$\left[\begin{matrix}\alpha\\ \beta \\ \gamma\end{matrix}\right] = z \left[\begin{matrix}0 && 1 && 1\\0 && 0 && 1\\ 1 &&0 && 0\end{matrix}\right] \left[\begin{matrix}\alpha\\ \beta \\ \gamma\end{matrix}\right] + z\left[\begin{matrix}1\\ 1\\1\end{matrix}\right] $$
A matriz ali no meio é a transposta da matriz de adjacências! Agora já podemos implementar:
count[graph_, pos_, size_] := With[{n = Length[graph]}, SeriesCoefficient[LinearSolve[ IdentityMatrix[n] - z Transpose[graph], ConstantArray[z, n]][[pos]], {z, 0, size + 1}]]Como esperado, a resposta é correta:
graph := {{0, 0, 1}, {1, 0, 0}, {1, 1, 0}} Print[Table[count[graph, 1, n], {n, 0, 6}]] {1,2,2,3,4,5,7}
Um Problema em Aberto
Nós chegamos em um algoritmo que é ##O(1)##, dá para otimizar mais? Não! Esse é um limite teórico.
Quer dizer, existem algoritmos que são ##O(0)##. Por exemplo, "crie um algoritmo que, dado uma circunferência e um diâmetro, calcule a razão entre os dois". Esse é algoritmo é ##O(0)## porque a resposta é sempre ##\pi##, independe do input. Mas, se a resposta não é constante, ##O(1)## é o melhor algoritmo possível. (A não ser que você crie um algoritmo que dê a resposta antes do input chegar. Nesse caso me ensine como faz, porque você inventou a viagem no tempo).
Mas existe uma pequena variação no problema dos lemmings que o torna muito, muito mais difícil. Suponha que agora o lemming não pode passar duas vezes pelo mesmo nó. A força bruta para essa variação ainda é ##O(c^n)##. Mas ninguém bolou um algoritmo que seja melhor que a força bruta nesse caso!
Quando o grafo é finito, você pode usar a força bruta para enumerar todas as soluções, já que eventualmente o grafo acaba. Mas se o grafo for infinito, aí danou-se. Para esse caso, tem gente procurando a solução desde a década de 50. Já são setenta anos procurando o algoritmo e ninguém achou nada para um grafo genérico, nem mesmo um assintótico! O melhor resultado até hoje é um de 2011 onde acharam o ##c## para um grafo específico, o lattice hexagonal. Para todos os outros grafos, o melhor que temos são heurísticas e aproximações numéricas.
Se você estiver sem nada o que fazer no próximo fim de semana, essa pode ser uma boa maneira de ocupar o tempo!
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