domingo, 13 de janeiro de 2013

O Jogo do Pi

No último post eu falava de variações em jogos, aí lembrei de uma variação divertida em um jogo bem conhecido. Quem assistia Topa Tudo Por Dinheiro certamente deve se lembrar do Jogo do Pim. O objetivo é enumerar os naturais pelo maior tempo possível, trocando os múltiplos de quatro pela palavra "pim":

1,2,3,pim,  5,6,7,pim, 9,10,11,pim...

Parece simples, mas na prática muita gente se confundia e errava antes mesmo de chegar ao quarenta!


Uma variação mais difícil desse jogo foi inventada pelo Juca uns anos atrás: o Jogo do Pi. Dessa vez você ainda precisa enumerar os naturais, mas precisa falar "π" toda vez que passar um múltiplo inteiro de pi. Os primeiros múltiplos inteiros são aproximadamente 3.14, 6.28 e 9.42, então a sequência começa assim:

1,2,3,π,  4,5,6,π, 7,8,9,π...

Parece o mesmo jogo né? Você conta três números, fala π, conta mais três, fala π, e assim por diante. Mas se você seguir essa estratégia, vai perder! Olha o que acontece se você continuar:

..., 16,17,18,π, 19,20,21,π, 22,23,24,25,π,...

A estratégia de contar de três em três falha! Entre 7π e 8π tem quatro naturais ao invés de só três.

Bem, será que não dá pra melhorar a estratégia? Podemos contar quantos números tem entre os múltiplos de pi. Com sorte, o padrão é 33333334 e depois repete. Nesse caso, o padrão do Jogo do Pi é oito vezes maior que o padrão do Jogo do Pim. Infelizmente, se você fizer as contas, esse padrão também é quebrado após 112π.

Será que devemos procurar um padrão de padrões então? Nessa altura não já compensa fazer as contas na mão, melhor deixar o python achar o período pra gente:

Script em python para tentar achar um período

Más notícias: o script acha padrões maiores e maiores, sem parar. Não tem como concluir se existe ou não um padrão só analisando a saída do programinha.

O jeito de resolver essa dúvida, então, é usando matemática! Se você tem medo de teoria dos números, pule o quadro azul:


Antes de mais nada, vamos colocar nosso problema na notação correta. Nós queremos descobrir se a quantidade de números entre múltiplos inteiros consecutivos de pi formam uma sequência periódica. Vamos primeiro escrever a sequência explicitamente:


Isso gera a sequência que queremos. Agora vamos supor que essa sequência tem um período p. Das duas uma: ou a gente acha o valor de p, ou batemos em uma contradição pelo caminho.

Se nós somarmos todos os primeiros n termos dessa sequência, temos uma soma telescópica e um resultado curto:


Isso vale para todo n, inclusive no caso onde n é um múltiplo inteiro do período p:


Mas, nesse caso, podemos fazer a somatória de outro jeito. Ao invés de somar direto de 0 a kp, podemos somar k vezes o período p. Aí, como a sequência é periódica, um dos termos some:


O termo mais interno da somatória não varia mais com i, então essa somatória está somando k vezes a mesma coisa:


A conclusão é que, quando p é o período da sequência, podemos jogar um k inteiro de dentro para fora do piso. Podemos agora abrir a definição de piso para kpπ:



Dividindo todo mundo por kp, temos:



Agora, para todo real ε > 0, podemos escolher um k grande o suficiente tal que ε seja maior que 1/kp. Logo:



Pelo teorema do sanduíche, concluímos que:



Note que o numerador dessa função é um piso, logo é um inteiro. Sabemos também que p é um inteiro, logo a fração é um racional. Mas pi é irracional, portanto chegamos a uma contradição, e a sequência não tem período.

Ou seja, concluímos matematicamente que o Jogo do Pi não tem período. Outra maneira de dizer a mesma coisa é que o período do Jogo do Pi é infinito, e portanto o Jogo do Pi é infinitamente mais díficil que o Jogo do Pim!

Agradecimentos ao povo do Math Stack Exchange pela ajuda na demonstração

4 comentários:

  1. Intuitivamente eu não esperaria período de múltiplos de um número irracional, pelo simples fato de não se poder extrair uma geratriz racional (como é possível com dízimas periódicas) - a qual nos forneceria um período. ;-) Mas achei muito legal sua abordagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Período na representação decimal implica em período na sequência espectral mesmo. Mas não é imediato, tem que provar isso, e a prova é exatamente o que eu fiz :)

      Tem outras representações onde irracionais são periódicos. Por exemplo, a razão áurea é irracional, mas é periódica na representação em fração continuada.

      Excluir
    2. Legal. Isso me fez lembrar que eu nunca concordei que o número 3,3030030003... fosse chamado de "irracional", pois tem uma fórmula de fabricação muito "lógica", rs.

      Excluir
    3. Ah, mas se você dissecar os radicais faz sentido. A proporção entre duas grandezas também pode ser chamada de razão entre duas grandezas. Então, um número que pode ser expresso como uma razão(=ratio) é um racional(=rational), e um número que não é uma razão é um irracional(=not rational).

      Excluir