No post anterior eu expliquei o que era o magenta, então agora é hora de ver o que é uma cor. O Kandel diz que cor é "uma experiência subjetiva relacionada à composição espectral da luz que atinge o olho", mas isso é uma simplificação. Pra ter uma experiência cromática você não precisa de luz, e nem de olho.
Mas esses são efeitos colaterais. Na maior parte do tempo, você vai mesmo enxergar cor como sendo uma conseqüência do espectro eletromagnético. Curiosamente, tudo que eu posso afirmar é que a cor é uma conseqüência: eu não posso dizer, por exemplo, que a cor é uma função do espectro, porque ela falha em satisfazer a definição de função: você pode ter duas cores para um mesmo espectro, e dois espectros para a mesma cor. O primeiro caso pode ser visto facilmente na imagem abaixo:
O segundo caso é mais chatinho. Eu poderia mostrar aqui dois espectros diferentes, falar que eles geram a mesma cor, e pedir pra vocês acreditarem em mim; mas resolvi fazer melhor que isso: criei um editor de espectro online! Para usar, basta desenhar um espectro com o mouse em cima da caixa bege, logo abaixo vai aparecer qual a cor que o seu olho enxergaria se estivesse vendo esse espectro. Veja como existem um monte de maneiras diferentes de fazer o amarelo. Você consegue fazer o magenta?
Source do editor de espectros online
Eu escrevi o editor usando GWT, a abscissa é o comprimento de onda (de 430nm até 650nm), a ordenada é a intensidade luminosa (em escala log), e as funções de transferência eu peguei no site do Colour and Vision Research Lab da Universidade da Califórnia em San Diego. Se você estiver lendo esse post por RSS, pode ser que o seu leitor faça sanitização de javascript e o applet não apareça; nesse caso é só ver o post original no www.ricbit.com.
Ok, agora nós sabemos que uma cor pode ser gerada por vários espectros diferentes. Por que isso acontece? A resposta é que o nosso sistema visual joga fora a maior parte da informação que entra, e para explicar os detalhes temos que entender como funcionam os cones.
Um cone é uma coisinha bem burrinha. A saída dele é binária: manda impulso elétrico ou não manda impulso elétrico; e o disparo é totalmente aleatório. Mas apesar ser aleatório, não é ruído puro, porque a probabilidade de disparo pode ser controlada através da luz que entra no sensor. Algumas freqüências fazem ele disparar com mais facilidade, e se você aumentar a intensidade da luz ele também aumenta a probabilidade.
No fim do processo, o cérebro vai interpretar esse trem de pulsos e gerar um único valor, que é uma espécie de média ponderada da luz que atingiu o cone. De outra maneira, é como se o cérebro calculasse o produto interno da função de transferência do cone com o espectro da luz incidente (lembrando que produto interno de distribuições é definido como a integral do produto das distribuições; e, de fato, no source do meu editor de espectro tem um método que faz exatamente isso). Em resumo, um cone gera um valor escalar a partir da entrada.
A quantidade de cones define quão rica é sua experiência cromática. Alguns humanos nascem com apenas dois cones: são os daltônicos, que enxergam menos cores que os humanos normais. Segundo a wikipedia, entre as mulheres existe um grau significativo de tetracromia também, o que faz algum sentido pra mim (isso explicaria aquelas mulheres chatas que falam: "você não limpou direito, olha uma mancha aqui", e você olha, olha e não vê mancha alguma; vai ver ela era tetracromática e a mancha era de uma cor que você não enxerga).
A resposta dos três cones de um humano normal é a abaixo, nós os chamamos S, M, L (baseado nos comprimentos de onda que eles cobrem, small, medium e large).
Ora, todo espaço vetorial admite uma base. Como o espaço tem dimensão três, você pode escolher três vetores quaisquer pra formar essa base, desde que sejam linearmente independentes. O mais comum é escolher o vermelho, o verde e o azul, porque essas são as cores que você percebe quando estimulamos os nossos cones de maneira independente. Isso dá origem ao sistema RGB que todo mundo conhece.
Você pode aplicar uma transformação linear qualquer nessa base pra gerar outras, como por exemplo, o YIQ usado em transmissão NTSC, ou o YJK usado nos chips de vídeo do MSX2+. Alguns sistemas de cores são não-lineares, como o YCbCr da compressão MPEG. Um sistema não-linear muito usado por artistas é o HSV, que deforma o cubo RGB em um cilindro, onde o raio é a saturação, a altura é o brilho, e o ângulo é o tom da cor.
O sistema HSV pode ser realizado fisicamente se você tiver disponível um laser de freqüência variável e uma lâmpada de cor branca. Se você mudar a freqüência do laser, muda o tom da cor; se mudar a intensidade da lâmpada, mantendo a intensidade do laser fixa, você muda a saturação; e se mudar a intensidade dos dois ao mesmo tempo, muda o brilho. Por exemplo, eu poderia gerar um tom de rosa com um laser vermelho e com branco não muito forte. Um screenshot do editor de espectro gerando esse rosa é assim:
Isso é evidência de que o magenta não é uma cor? Claro que não, é só uma evidência de que esse método específico de gerar cores não é capaz de percorrer todo o espaço vetorial, e algumas cores ficam de fora.
A moral da história é que pra trabalhar com cognição você precisa ter um time interdisciplinar. Se o seu time não tiver alguém de exatas pra interpretar a álgebra linear do seu problema, você corre o risco de escrever bobagens como "magenta não é uma cor".
Não tenho como dizer nada além de dar os parabéns por ter conseguido juntar tantas informações para explicar esse problema.
ResponderExcluirPost fantástico!
Achei curioso sobre os cones dos olhos dos macacos... não sabia que só os macacos da África tinham 3 cones! :-0
ResponderExcluir"Certo, então podemos usar os olhos mesmo sem luz. Mas nem os olhos são realmente necessários. Os sinais elétricos que vão dos cones até o córtex visual primário podem ser injetados diretamente com eletrodos".
ResponderExcluirHmmmm então será que cegos sonham colorido?
Em tempo: dizem que nossos sonhos na maior parte do tempo são PB mesmo.
Por que será que sonhamos na maior parte do tempo com imagens em preto e branco se os sinais elétricos dos cones vão pro cortex? não deveríamos sonhar colorido sempre sendo assim? NHAAAAA
ResponderExcluirTem alguma explicação pra isso, Wikibit?
p.s - Eu não posso ler estas coisas, minha cabeça fica pipocando de perguntas, pior que criança. hahaha
Mas sonhos não dependem dos cones! Quando você dorme, o cérebro se desconecta dos sentidos externos :)
ResponderExcluirMas eu nunca estudei sonhos a fundo, então não sei os detalhes do funcionamento.
Bom... se servir de piada, pelo menos no seu editor da pra fazer magenta sim. Olha aqui:
ResponderExcluirhttp://www.caetano.eng.br/temp/magenta.jpg
Depois de uns 5 minutos brigando com intensidade e arrasta cor pra cá e cor pra lá, saiu isso ai.
Putz...tudo começou qdo queria saber onde a bendita pimenta entra nos cinco sabores do nosso paladar,(foi tema da aula de ontem...) e acabei descobrindo que magenta é uma cor (linda, diga- se de passagem!)
ResponderExcluirRic, mtooo legal seu "artigo" (é assim que se fala qdo se tem um blog?)Eu até entendi!!hehehehe
E viva os engenheiros!!!
=)
Ótimo artigo! Mas no final, eu fiquei com uma dúvida, quando você diz "Você consegue fazer o magenta?" no applet de cores, você espera que a gente consiga fazer o magenta ou não? =)
ResponderExcluirOpa.. o link ai de cima esta errado. O correto é esse:
ResponderExcluirhttp://www.caetano.eng.br/crashcomputer/temp/magenta.jpg
Magenta Non Ecsiste!!!
ResponderExcluirAss. Padre Quevedo.
- - -
Este magenta rende post viu... hehe
Beijosss
Otimo post! Devia mandar uma copia para os autores do "Magenta ain't a colour"..
ResponderExcluirE isso seria o magenta?
http://img25.imageshack.us/img25/8610/magentaq.jpg
Já que alguém nos comentários falou sobre percepção de sabores quando terminar de falar de magenta fale do "quinto gosto", umami ! :-)
ResponderExcluirOlá Ricardo. Muito bacana o seu post... Posso de "linkar"?
ResponderExcluir{ } 's
http://umdedinhodeloucura.blogspot.com/
Gostei do seu post. Muito bem trabalhado. Entretanto, não acho que a Liz Elliot escreveu uma "bobagem". Você leu o comentário da Biotele na página do artigo Magenta Ain't A Colour ? É bastante esclarecedor. A idéia principal do artigo é mostrar que a frequencia eletromagnética (espectro) é bem distinta da interpretação dada pelo nosso cérebro (a cor propriamente dita). Seu post corrobora esta idéia.
ResponderExcluirAgora, quanto às mulheres, a experi6encia cognitva delas está mais para a pentacromia :-)
Ela escreveu bobagem sim, aquela coisa toda de que "somando azul com vermelho deveria dar verde" é ofensivo pra entende álgebra linear :)
ResponderExcluirÉ como se falassem que somando o vetor i com o vetor j o resultado é o vetor k, quando sabemos que é i+j.
Caro Ricbit, seu blog é genial e eu já assinei. Mas quem é você?
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