Agora, se você for um estudioso do processamento digital de imagens, as suas imagens icônicas são outras. Para poder comparar algoritmos, nós usamos uma série de imagens padronizadas, como o mandrill e as pimentas. Mas, dessas imagens, nenhuma é tão conhecida como a Lena:
Lena
Há quem diga que a imagem da Lena ficou tão famosa entre os cientistas por ser uma imagem complexa o suficiente pra testar qualquer algoritmo: ela tem freqüências baixas e altas, texturas complexas, faixa dinâmica larga. A minha teoria é mais prosaica: se você vai ter que ficar olhando pra mesma imagem por meses, uma mulher bonita é melhor que um babuíno de nariz vermelho :)
Mas a imagem da Lena tem um segredo que nem todos conhecem. Quando eu descobri a origem da imagem, fiquei doido pra conseguir uma cópia original da fonte de onde essa imagem saiu. E depois de anos procurando, finalmente consegui:
Clique na imagem pra ver a versão completa, NSFW
Sim, a imagem usada por cientistas do mundo todo, na verdade, é um centerfold da Playboy!
Essa edição é a Playboy americana de novembro de 1972. Eu corajosamente a comprei no ebay, mesmo com os avisos que diziam "warning: pages may be sticky". Foi um ótimo negócio, o vendedor me vendeu uma Playboy usada, e eu comprei um pedaço da história da computação :)
A origem da imagem é curiosa. Conta-se que o pesquisador tinha um paper pra entregar no dia seguinte, e precisava de uma imagem com urgência. Ele acabou digitalizando a primeira revista que achou em sua mesa, a edição da Playboy com a Lena, que, curiosamente, também foi a edição mais vendida da história da revista. Ele não contou pra ninguém a origem da imagem, e por anos muitos usaram a imagem sem conhecer a história dela.
Isso acabou gerando um problema quando a Playboy descobriu que uma das suas imagens estava sendo copiada indiscriminadamente por aí. Inicialmente, ela tentou impedir o uso da imagem, mas depois acabou descobrindo que era boa propaganda, e hoje em dia a diretoria da revista faz vista grossa para o assunto.
Por outro lado, como a imagem ainda tem copyright, nunca se sabe se um dia a diretoria não vai mudar de idéia e vetar novamente o uso. Se você precisa de uma nova imagem de teste, agora tem uma nova solução! A minha esposa (ilustradora, modelo e atriz), fez um remake da imagem da Lena, e disponibilizou com a licença Creative Commons Attribution-Share Alike. E se você usar a imagem em algum paper, eu ainda posso fazer um peer review na faixa pra você.
iLena
Obviamente, a versão original dessa imagem só eu tenho :)
Ah, teve uma conferência recente (2003 ou 2004) de reconhecimento de padrões em que a Lena participou, foi interessante o povo com a Playboy para ela assinar. Acredito que a origem da imagem não seja tão obscura, quando a conheci, a primeira coisa que associaram foi que era uma imagem da Playboy :).
ResponderExcluirPV,
ResponderExcluirApesar que com aquela carinha comportada nem parece que é playboy né? quando vi a foto inteira pela primeira vez fiquei "AHHHH". hehe
Você esqueceu de um detalhe! a Lena foi a imagem MAIS VISTA na internet!!!!!1
ResponderExcluirhttp://bitaites.org/cenas-geek/a-primeira-dama-da-internet
Ah, mas só no comecinho, quando a internet era fechada só pra universidades.
ResponderExcluireu conheco bem a lena, e tenho a imagem original e conheco a historia dela :) n revelaste a identidade dela, sueca se n me falha a memoria, e n seguio o ramo do sexo :) obviamente sou do ramo de processamento de imagem :)
ResponderExcluirVeja mais (em inglês):
ResponderExcluirhttp://www.cs.cmu.edu/~chuck/lennapg/
Imagem de Lena em 1997 quando foi homenageada na conferência IS&T:
http://www.cs.cmu.edu/~chuck/lennapg/lenna_visit.html
De qualquer forma, valeu a nova iamgem, vamos usar em alguns trabalhos na área de Computer Vision!
Difícil mesmo foi tirar a foto a la Lena sozinha! até acertar o ângulo, iluminação... afff, podia ter deixado para fazer depois de casada, pelo menos o Ricbit me ajudava!
ResponderExcluirNa época procurei um chapéu como o dela, mas não encontrei. :(
Haha, a minha irmã se chama Lena. :D
ResponderExcluirHaha, a minha irmã se chama Lena.
ResponderExcluir--
dooart
Acho que a iLena exagerou um pouquinho no blur hein...
ResponderExcluirSe eu fosse você Ricardo, não compraria essa revista não... "Warning: Pages may be sticky", PUEARGH! Que nojo! Bem, valeu por disponibilizar a versão completa da Lena!
ResponderExcluirEduardo,
ResponderExcluirJá foi mó difícil tirar esta foto sozinha e num angulo pô! cê queria o quê. :-P
Deixei a pele mais aveludada de propósito.