segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Lena e iLena

Existem algumas imagens que são icônicas. São tão conhecidas, que só com uma descrição simples você já sabe de qual imagem eu estou falando. O rosto do Che Guevara, a Marilyn com a saia levantada, o chinesinho parando os tanques: todos conhecem essas imagens.

Agora, se você for um estudioso do processamento digital de imagens, as suas imagens icônicas são outras. Para poder comparar algoritmos, nós usamos uma série de imagens padronizadas, como o mandrill e as pimentas. Mas, dessas imagens, nenhuma é tão conhecida como a Lena:


Lena

Há quem diga que a imagem da Lena ficou tão famosa entre os cientistas por ser uma imagem complexa o suficiente pra testar qualquer algoritmo: ela tem freqüências baixas e altas, texturas complexas, faixa dinâmica larga. A minha teoria é mais prosaica: se você vai ter que ficar olhando pra mesma imagem por meses, uma mulher bonita é melhor que um babuíno de nariz vermelho :)

Mas a imagem da Lena tem um segredo que nem todos conhecem. Quando eu descobri a origem da imagem, fiquei doido pra conseguir uma cópia original da fonte de onde essa imagem saiu. E depois de anos procurando, finalmente consegui:


Clique na imagem pra ver a versão completa, NSFW

Sim, a imagem usada por cientistas do mundo todo, na verdade, é um centerfold da Playboy!

Essa edição é a Playboy americana de novembro de 1972. Eu corajosamente a comprei no ebay, mesmo com os avisos que diziam "warning: pages may be sticky". Foi um ótimo negócio, o vendedor me vendeu uma Playboy usada, e eu comprei um pedaço da história da computação :)

A origem da imagem é curiosa. Conta-se que o pesquisador tinha um paper pra entregar no dia seguinte, e precisava de uma imagem com urgência. Ele acabou digitalizando a primeira revista que achou em sua mesa, a edição da Playboy com a Lena, que, curiosamente, também foi a edição mais vendida da história da revista. Ele não contou pra ninguém a origem da imagem, e por anos muitos usaram a imagem sem conhecer a história dela.

Isso acabou gerando um problema quando a Playboy descobriu que uma das suas imagens estava sendo copiada indiscriminadamente por aí. Inicialmente, ela tentou impedir o uso da imagem, mas depois acabou descobrindo que era boa propaganda, e hoje em dia a diretoria da revista faz vista grossa para o assunto.

Por outro lado, como a imagem ainda tem copyright, nunca se sabe se um dia a diretoria não vai mudar de idéia e vetar novamente o uso. Se você precisa de uma nova imagem de teste, agora tem uma nova solução! A minha esposa (ilustradora, modelo e atriz), fez um remake da imagem da Lena, e disponibilizou com a licença Creative Commons Attribution-Share Alike. E se você usar a imagem em algum paper, eu ainda posso fazer um peer review na faixa pra você.


iLena

Obviamente, a versão original dessa imagem só eu tenho :)